Nos dias 7 e 8 de Julho, realizou-se, na ADREP, a quarta edição do 4JUDO Camp. Esta é uma iniciativa inovadora organizada pelo 4JUDO Project, cujo objetivo é juntar os Judocas do distrito de Aveiro e proporcionar-lhes dois dias de pura diversão, adrenalina, respeito, amizade e Judo, claro. Os resultados desportivos foram postos de lado; mais importante do que ganhar ou perder é fomentar os valores inerentes a esta atividade, formando o caráter dos mais novos desde cedo.

Pelo quarto ano consecutivo, o 4JUDO Camp foi um sucesso, sendo que em relação ao ano anterior houve um aumento de participantes, envolvendo quarenta atletas do distrito, com idades compreendidas entre os seis e os treze anos, e doze monitores. O programa de atividades foi bastante recheado e não faltou o fôlego aos mais novos.

Sábado de manhã começou bem cedo com a saudação aos judocas e com diversas atividades de campo. 

À tarde, realizámos as atividades “Higiene nunca é demais.”, de seguida a atividade “Era uma vez o Judo…” uma atividade em formato paddy paper didático, repleto de pistas, com muito trabalho de equipa, gritos de guerra e peças de puzzle para descobrir. Nesta atividade, cada grupo tinha de executar alguns jogos, inspirados em jogos tradicionais e não só, contando com a dinâmica dos Jogos do Hélder, patrocinados pela Junta de Freguesia da Palhaça”, e responder a um questionário. O tema explorado foi a história do Judo. Assim, foram dados a conhecer alguns elementos da história da modalidade.

À noite, os pequenos judocas vestiram o seu pijama a rigor, para a grande festa “Disco Night”-, com a colaboração dos monitores. Todo o grupo aderiu à dança e o tatami, desta vez, foi pisado com animados passos de dança e muitos saltos e pinotes. 

No domingo de manhã, depois de um pequeno-almoço reforçado, recebemos a visita do Feedback Institute com três professoras muito animadas, dando a conhecer a língua Inglesa. Através de projeção de vídeos, músicas e jogos foram aprendendo palavras em Inglês. A garotada participou ativamente, com dedos no ar e querendo responder a todas as questões.

Ainda da parte da manhã, o Judo Tank da ADREP encheu-se de pequenos samurais besuntados em protetor solar, muitas braçadas, imensas risadas e mergulhos atrás de mergulhos.

Da parte da tarde, seguiram-se os ensaios para uma breve demonstração de Judo com uma pequena coreografia, ao som de música e, ao fim do dia, os pequenotes tiveram a oportunidade de mostrar aos pais e familiares o resultado de tanto trabalho e dedicação. A mascote do 4JUDO Project, o Toshi, também participou e não faltaram abraços, macacadas e sessões de fotografias.

Nuno Vieira referiu que “o balanço do 4JUDO Camp superou as expectativas em todos os sentidos”. Avançou ainda que “o feedback dos Judocas foi excelente. Todos participaram nas atividades propostas de forma motivada e organizada, todos respeitaram as regras e aprenderam imenso acerca de tudo e acerca deles próprios. O Judo não é apenas uma arte marcial. O Judo está dentro de nós e foi o que nós, enquanto equipa, tentámos fazer: trazer o melhor das crianças não só para cima do tapete, mas sobretudo para fora dele e numa dinâmica constante com a sociedade; respeitar o próximo é a maior aprendizagem que o Judo nos ensina.”

Quanto aos agradecimentos, o coordenador do Projeto 4JUDO adiantou que “A equipa de monitores do 4JUDO Camp foi verdadeiramente irrepreensível e incansável em toda a ajuda prestada, bem como na dinamização dos jogos e atividades lúdicas, contagiando todos com a sua energia. Os monitores colaboraram em equipa de forma ativa, competente e organizada, criando empatia com os Judocas mais novos.” Nuno Vieira quis deixar aqui o seu “muito obrigado a todos os monitores: Lucas Melo, Manuela Simões, Rodrigo Vicente, Manuel Ribeiro, Diana Valente, Catarina Alcarrão, Gabriela Barbosa, José Vilão, Ruben Silva, Bernardo Henriques e Nádia Peixoto pois, sem eles, nada teria sido possível, à ADREP e a todo o pessoal da associação que ofereceu um serviço incrível, uma comida fantástica e uma simpatia fora de série”, à Junta de Freguesia da Palhaça pelo apoio na disponibilização dos Jogos do Hélder.

 

 O 4JUDO Camp despediu-se em 2018, mas para o ano virá em forma para mais uma fornada.

A próxima atividade agendada é a 4ª edição do Estágio de Verão 4JUDO, destinado a atletas do distrito de Aveiro dos escalões iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores, do dia 6 ao dia 9 de setembro na Palhaça.